Notícias

Entenda por que o site da sua marca precisa ter design responsivo

o-que-e-design-responsivo-e-por-que-ele-melhora-seus-resultados-970x728

Acessar a internet pelo celular? Ter um monitor com mais de 15 polegadas ligado no computador? No ano de 2001, era bem difícil ver alguma coisa dessas por aí. No entanto, foi nesse mesmo ano que surgiu o primeiro site com design responsivo da internet, da Audi, que já apontava uma tendência que hoje faz muita diferença para os resultados de qualquer página da web. Mas você sabe o que é design responsivo?

Bem, se não souber o que é isso e nem quais são os benefícios que essa técnica pode trazer para os números de acessos e conversões do seu site, não se preocupe, porque nós vamos explicar tudo neste post. Confira!

O que é design responsivo?

Muita gente costuma dizer que um design responsivo é aquele que consegue se adaptar ao tamanho da tela de qualquer aparelho, seja ele um computador, celular ou tablet. No entanto, essa é apenas uma das suas características.

Além de ter o layout adaptado para diferentes tamanhos de tela, um site com design responsivo também precisa aprimorar sua velocidade para funcionar bem em aparelhos com internet de velocidade reduzida e até optar por mostrar apenas as informações que façam sentido naquele ambiente.

O que a sua empresa tem a ganhar com isso?

Se fizermos uma lista com todos benefícios que o design responsivo pode trazer para uma página da web, poderemos dividi-los em dois grandes grupos: os benefícios para os usuários e para os motores de busca — ou seja, o Google.

Os benefícios para os usuários

De acordo com uma pesquisa realizada pelo IBGE, hoje o celular é o principal meio de acesso à internet no Brasil, sendo usado em mais de 80% das casas com acesso à rede.

Portanto, um site com design responsivo consegue atender perfeitamente tanto ao visitante que acessa pelo computador de casa quanto a essa maioria que vem do mobile.

E quando sua página funciona para todo tipo de usuário, isso pode ser traduzido também como um belo trabalho de branding.

Os benefícios para o Google

Desde 2015, quando o Google soltou um anúncio oficial em seu blog, esse grande buscador tem privilegiado em seus resultados aqueles sites que sejam mobile-friendly, ou, em outras palavras, responsivos.

Portanto, ter uma página com design responsivo pode fazer com que ela fique mais bem posicionada no ranking do Google.

3 dicas para ter um bom design responsivo

Agora que você já sabe o que é design responsivo e quais são os benefícios de utilizá-lo em seu site, confira algumas dicas de como colocar essa técnica para funcionar.

Mobile first
A primeira dica é essa: pensar primeiro no mobile.

Se você está projetando agora o seu site, em vez de imaginar como ele ficaria na tela do computador e depois replicar o design para o mobile, projete primeiro a experiência para os smartphones e tablets, assim você saberá o que de fato é importante para os usuários desse meio.

Não poupe com o servidor

Celulares não têm o mesmo tipo de processamento dos computadores e, por isso, os sites com foco neles precisam ser mais leves e carregar com mais velocidade (mesmo com internet 3G, mais lenta que as de casa). Por isso a dica aqui é: não economize na hora de contratar um plano de hospedagem. Escolha aquele servidor que seja realmente rápido e consiga reduzir o tempo de carregamento das suas páginas.

Pronto, agora você já sabe o que é design responsivo e como isso pode fazer muito bem para o seu negócio. Portanto, nada de deixar seu site com cara de página dos anos 90. Faça com que ele carregue direitinho em todo formato de tela e em todo modelo de aparelho.

fonte: magor.com.br

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *